A Justiça determinou o fechamento da Avenorte, abatedouro de aves de Cianorte, por 14 dias, para evitar novas contaminações de colaboradores pela covid-19.
A decisão, protocolada na última sexta-feira, 19, atende um pedido do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), que ajuizou uma ação civil pública na Justiça pedindo o fechamento da unidade.
De acordo com o MPT-PR, as medidas adotadas pelo frigorífico foram insuficientes para evitar a contaminação dos trabalhadores. Até o momento são 193 funcionários contaminados na Avenorte.
A liminar determina que os trabalhadores sejam afastados por pelo menos 14 dias. O MPT também pediu que a empresa faça testes para covid-19 em todos os colaboradores e que a Regional de Saúde de Cianorte acompanhe todos os casos.
Em caso de descumprimento da decisão, a empresa poderá ser multada em R$ 500, por funcionário.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Avenorte na tarde desta segunda-feira, 22. Segundo informações do departamento de comunicação da empresa, a diretoria da Avenorte está em reunião na tarde desta segunda para discutir o assunto. Em breve eles farão um pronunciamento, segundo o departamento de comunicação.
Empresa afastou 800 trabalhadores neste mês
A Avenorte afastou 800 trabalhadores por medidas de segurança contra a covid-19 no início deste mês. Em entrevista ao GMC Online no dia 3 de junho, o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, que também é sócio da empresa, disse que o afastamento era para evitar a contaminação de novos trabalhadores.
“Fizemos isso por medida de segurança. Esses 800 não estão contaminados, mas ficarão em casa por 14 dias. Graças a Deus nenhum trabalhador teve complicação até o momento. Estamos fazendo de tudo para enfrentar o problema da melhor maneira possível”, disse o prefeito de Cianorte em 3 de junho deste ano.