Bem-estar animal
Justiça obriga Jandaia do Sul a tomar providências em relação ao canil municipal
Paraná por Luciana Peña em 06/10/2023 - 08:59
A decisão liminar atende um pedido do Ministério Público que foi provocado por entidades ligadas à proteção animal. O MP já havia expedido recomendações administrativas, sem sucesso. A saída foi ajuizar uma ação contra a Prefeitura de Jandaia do Sul.
De acordo com a decisão, a Prefeitura tem 15 dias úteis para providenciar ração em quantidade e qualidade suficientes para a manutenção dos animais. O canil municipal abriga cães e gatos. Caso a administração não cumpra a determinação, a multa diária está fixada em R$ 25 mil.
No prazo de 15 dias também, a gestão precisa adotar medidas de controle de roedores no canil.
O Município também está obrigado a apresentar um Plano de Ação e Monitoramento para o bem-estar dos animais e prevenção de zoonoses.
A elaboração do plano deve contar com a participação de veterinários, do Ministério Público e de organizações não-governamentais.
A Prefeitura também terá que fazer um diagnóstico da população de animais em situação de rua, criar programas de capacitação e sensibilização de agentes públicos das áreas da saúde e meio ambiente, elaborar programas de educação e conscientização da população sobre abandono de animais, maus-tratos e crime ambiental, entre outras providências.
Segundo o Ministério Público, a investigação apurou que os gatos e cães do Canil Municipal não estão sendo vacinados, que no local há proliferação de animais peçonhentos e que o espaço representa um risco à saúde pública. Também foi constatado problema em relação ao tratamento de animais doentes.
Ouça o que diz o promotor de Justiça Marco Felipe Torres Castelo. [ouça o áudio]
A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Jandaia do Sul e aguarda um retorno.
(ataulizado às 16h40): Em nota a Prefeitura de Jandaia do Sul informou que:
"Considerando que a Ação 0003349-75.2023.8.16.0101 de Ação Civil Pública está em andamento e que o Município possui prazo para apresentação de resposta. O conteúdo da decisão está sendo analisada pelo Departamento Jurídico, sendo que o Município prefere manifestar-se nos autos, para somente depois prestar maiores informações a respeito."
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550