La Niña deve trazer chuvas mais regulares para a região

CBN Rural

La Niña deve trazer chuvas mais regulares para a região

CBN Rural por Rogério Recco em 10/09/2024 - 16:20

Como já foi dito na última semana, os produtores da região estão autorizados desde o dia 1º de setembro a fazerem a semeadura da soja da safra 2024/25.

No entanto, com a falta de chuvas e as elevadas temperaturas, a operação, é claro, ainda não começou e há, inclusive, uma recomendação dos técnicos de que os trabalhos só iniciem quando, efetivamente, o clima estiver favorável.

O ideal, segundo eles, seria após um volume acumulado de chuvas de pelo menos 70 milímetros no período de uma semana e sob uma temperatura de 18ºC.

Mas, quando é que as chuvas vão retornar para que os agricultores possam, enfim, lançar as sementes no solo? O CBN Rural conversou hoje sobre as tendências do clima com a climatologista Jade Ramos, da Metos Brasil, que opera com monitoramento e inteligência para o agronegócio.

A Metos atua há 40 anos com sistemas de sensores de alta assertividade com foco na agricultura, cobrindo todos os continentes. Segundo Jade, a expectativa é que nas próximas semanas a região comece a receber volumes mais regulares de precipitações, além de temperaturas mais amenas. Por outro lado, o clima nos Estados Unidos deve favorecer na colheita de uma safra cheia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade