Foi liberado nesta terça-feira (16) o cadastro nacional de clientes na lista de ‘não perturbe’ de oito empresas de telecomunicação: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. O cadastro tem que ser feito no site criado pelas telefonias por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Após o pedido, as empresas têm 30 dias para fazer o bloqueio solicitado pelo usuário. Com isto, as operadoras ficarão impedidas de fazer ligações telefônicas para oferecer pacotes ou serviços de telecomunicações para consumidores da lista. De acordo com o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal), em 12 horas o site recebeu 247 mil pedidos de bloqueio das ligações. Ao todo, 328 mil usuários se cadastraram na plataforma no período. A página chegou a ficar sobrecarregada no início da tarde. Em Maringá, a CBN não encontrou quem fez o pedido, mas a zeladora Lúcia da Silva concorda com a medida.
As empresas que descumprirem a determinação da Anatel poderão ser multadas em até R$ 50 milhões. Para o estoquista Junior Bedin, a medida é interessante, mas a regra também deveria valer para outras empresas que trabalham com telemarketing.
Para solicitar o bloqueio, entre no site www.naomeperturbe.com.br, crie um login com e-mail, senha e CPF. Depois, cadastre o número do telefone celular ou fixo que você quer solicitar a suspensão das ligações de telemarketing. Segundo a Anatel, é possível cadastrar mais de uma linha de telefone, além de selecionar qual operadora será bloqueada.