Prometida desde a gestão passada da Prefeitura, a construção de oito viadutos no Contorno Norte começa a dar sinais de que vai sair. O Executivo publicou uma licitação no valor de R$ 18 milhões para esse serviço. A modalidade é do tipo empreitada por preço global. Vence quem ofertar o menor preço. Os envelopes de habilitação vão ser abertos no dia 30 de novembro.
Os chamados viadutos ‘sacis’ estão nas avenidas Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, dois na Américo Belay, Tuiuti, Guaiapó e Franklin Delano Roosevelt. As vias têm esse nome porque há apenas “uma perna”.
A gestão passada disse ter deixado dinheiro em caixa e projetos. A atual gestão informou que assim que assumiu teve de refazer estudos - e aí houve problemas com o Dnit, o departamento responsável.
Os R$ 18 milhões estão em caixa.
Houve mudanças de metodologias e alteração no Governo Federal no período, disse o secretário de Obras Públicas de Maringá, Albary de Medeiros. [ouça no áudio acima]
A ganhadora terá um ano e meio para executar o serviço.
Devido à burocracia de uma licitação, é provável que a vencedora seja conhecida somente no fim do ano e a obra tenha início em 2021.
Mesmo assim a Prefeitura de Maringá disse querer dar início o quanto antes.