5,7 milhões de pessoas vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 no Brasil. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro. No Paraná, são 233.214 candidatos. Em Maringá, 10.721 candidatos devem realizar as provas em instituições da cidade. O número é 35% maior que em 2019, quando 7.905 candidatos se inscreveram para o exame na cidade.
O Enem 2020 foi adiado em razão da pandemia. Nesta edição, o exame será aplicado também na versão digital para os candidatos que solicitaram essa opção no momento da inscrição.
A aplicação das provas nessa modalidade será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As provas digitais serão realizadas em computadores mas terão o mesmo formato da versão impressa. Já a redação continuará sendo manuscrita. No país, 96 mil candidatos farão a prova digital. No Paraná, 6.429 mil optaram por essa versão.
As provas, nas duas versões, são formadas por 180 questões objetivas e uma redação.
No dia da realização do exame, haverá distanciamento dentro das salas e o uso de máscara será obrigatório como medida para evitar o contágio da Covid-19.
A prova terá a duração de 5h30. Os portões dos locais onde o Enem será aplicado abrirão às 11h30 e fecharão às 13h. O exame inicia às 13h30. O candidato pode conferir o local de prova no site https://enem.inep.gov.br/
As notas obtidas no Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga no Ensino Superior pelo SiSU, uma bolsa de estudo pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.
O gabarito das provas deve ser divulgado pelo Inep até três dias úteis depois das últimas provas. O resultado deve ser divulgado no dia 29 de março.