De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná, em janeiro deste ano 93 pacientes com Covid-19 morreram à espera de um leito de UTI no Paraná. Este número aumentou para 176 em fevereiro e explodiu em março. Até o dia 23 foram 841 mortes. Um aumento de 377% em relação a fevereiro.
A Secretaria de Saúde explica que nenhum destes pacientes morreu desassistido ou em casa. Eles estavam recebendo atendimento em UPAs ou hospitais de pequeno porte.
A estatística é constituída a partir do cancelamento por óbito do pedido de transferência. Mas o atendimento nas UPAs e pequenos hospitais é semelhante ao que os pacientes receberiam em leitos exclusivos, diz a Sesa.
De qualquer forma, o número é um retrato da crise no sistema de saúde.
A macrorregião noroeste, por exemplo, tem 257 leitos de UTI e 415 de enfermaria. A ocupação era de 96% na UTI e 80% na enfermaria, às 11h dessa segunda-feira, dia 29 de março.
Nesta terça-feira, de acordo com a 15ª Regional de Saúde, são 133 pacientes aguardando vagas. 65 em leitos de UTI e 68 em leitos clínicos, ou de enfermaria.
Nessa segunda-feira, o governador inaugurou 52 leitos de UTI em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, Ratinho Junior disse que esse número de leitos é a proporção de um hospital de campanha. [ouça o áudio acima]
Mas o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que não adianta somente abrir novos leitos. E os números de pacientes que estão morrendo na fila da UTI reforça essa ideia. A mais importante estratégia neste momento é a vacinação.[ouça o áudio acima]
Em Maringá a vacinação está sendo realizada nas UBSs Mandacaru, Tuiuti, Pinheiros, Zona Sul, Iguaçu e Zona 7, até as 17h. Além do sistema drive-thru na UBS Iguaçu e no Teatro Calil Haddad, até às 16h. As unidades de saúde nos distritos Iguatemi e Floriano também estão vacinando. Estão recebendo as doses os idosos com 67 anos ou mais.
Trabalhadores ativos da saúde, que precisam receber a segunda dose, estão sendo imunizados na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde.