A 2ª audiência sobre a Revisão do Plano Diretor de Maringá ocorre nesta quinta-feira (27). É a partir das 19h, na Câmara de Maringá. A realização é do Ipplam, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá. Nesta quinta, o tema da audiência é “Formação do Grupo de Acompanhamento”.
Na programação estão a apresentação da Equipe Técnica Municipal, formada por servidores da prefeitura, exibe dados levantados sobre o município. Depois, o Grupo de Cooperação Técnica, formado por instituições de ensino superior, entidades de classe e órgãos públicos, fornece dados técnicos e troca experiências.
A eleição do Grupo de Acompanhamento vem na sequência. Formado por conselhos municipais, ONGs, Câmara Municipal e sindicatos, esse grupo vai contar com 56 membros. 21 são de conselhos municipais, 13 de movimentos populares e o restante vêm de outras entidades. O GA é responsável pela avaliação continua das atividades desenvolvidas para o plano diretor.
No dia 04 de julho tem a terceira audiência sobre o assunto.
O Plano Diretor é um estudo sobre a cidade em todos os aspectos: políticos, sociais e econômicos. Por meio dele, a gestão municipal avalia a atuação situação do município e planeja o futuro. A revisão do plano tem de ocorrer a cada 10 anos, conforme o Estatuto das Cidades.
O último foi feito em 2006. Em 2017 e 2018, a Prefeitura de Maringá tentou realizar ações voltadas ao Plano. Uma licitação para contratar uma empresa que faria o estudo chegou a ser aberta, mas foi cancelada após apontamentos do Observatório Social.
Agora, o Executivo irá realizar a revisão a com a equipe e com outras entidades do município.