Manoel Cremm, 98 anos, um personagem da história de Maringá

CBN Rural

Manoel Cremm, 98 anos, um personagem da história de Maringá

CBN Rural por Rogério Recco em 08/08/2024 - 15:40

“Eu acreditava que a cidade iria crescer, mas foi muito mais do que eu poderia imaginar”, disse o agricultor Manoel Cremm, que acaba de completar 98 anos e foi, recentemente, com plena lucidez, homenageado pela Câmara Municipal de Maringá.

Ele chegou por aqui em companhia do pai Jacob, vindo do interior paulista, no ano de 1944, aos 18 anos, e se recorda de ter visto apenas duas modestas construções onde hoje é o Maringá Velho, o primeiro bairro da cidade: a pensão da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) e uma venda ao lado. “No mais era tudo mato fechado”, afirmou, assim também como estava inteiramente coberta pelo mato a propriedade de 300 alqueires paulistas que o avô havia adquirido para trazer a família de oito filhos – quatro homens e quatro mulheres, onde os Cremm abriram uma clareira, ergueram um rancho e deram início à sua história de pioneirismo, formando nos anos seguintes uma comunidade com várias casas, onde estão até hoje.

E o que não falta são fatos pitorescos, alguns dos quais recordados por Manoel em entrevista ao CBN Rural, como a do encontro que teve com uma onça pintada em 1945, quando caminhava pelas terras da família. Vale a pena conferir.

Agricultor Manoel Cremm
Agricultor Manoel Cremm

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade