Mesmo num momento crítico da pandemia e com a suspensão dos prazos para o pagamento de impostos, a arrecadação de receitas próprias de Maringá surpreende.
De acordo com os dados do primeiro quadrimestre, apresentados nessa terça-feira em audiência pública na Câmara Municipal, só de IPTU a prefeitura já arrecadou quase 75% do total previsto.
Isso porque tradicionalmente o contribuinte maringaense paga o IPTU à vista. E o pagamento à vista com desconto foi nos meses de janeiro e fevereiro, antes do agravamento da pandemia em março, explicou o secretário da Fazenda Orlando Chiqueto. [ouça o áudio acima]
Até mesmo o ITBI, Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, que é um termômetro do mercado imobiliário, registrou arrecadação acima do esperado no primeiro quadrimestre. [ouça o áudio acima]
Sobre a evolução dos impostos, o secretário disse que no caso do IPTU o crescimento de 2018 a 2021 foi de 36%. No primeiro quadrimestre de 2018, Maringá tinha arrecadado 110 milhões de reais com o tributo. Nestes primeiros quatro meses de 2021, foram arrecadados 40 milhões de reais a mais.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550