Maringá atendeu mais de 1,2 mil migrantes em 2022
Um dos projetos do Sejuc, o ′Embaixada Solidária′ foi criado para auxiliar na emissão e renovação de passaporte e documento de identidade (Imagem ilustrativa | Foto: Aquivo/PMM)

Acolhimento

Maringá atendeu mais de 1,2 mil migrantes em 2022

Cidade por Letícia Tristão em 18/01/2023 - 09:39

O município tem programas sociais para auxiliar pessoas de outras nacionalidades. Além do acolhimento e cuidado, com doação de roupas e alimentos, há o trabalho de apoio na regularização de documentação.

O Anel Amos veio do Haiti para Maringá há quatro anos em busca de uma mudança de vida. Oportunidade de trabalho e estudo. Segundo ele, foi muito bem acolhido por Maringá e foi ajudado pelos programas municipais de atenção ao migrante. [ouça o áudio acima]

Ele precisou de ajuda para regularizar documentos. Depois disso, atingiu os objetivos: conseguiu emprego, fez curso de pizzaiolo e hoje, aos 29 anos, está cursando administração na UEM. [ouça o áudio acima]

Anel Amos é um exemplo. Maringá tem muitas histórias semelhantes, de pessoas que vieram de outros países em busca de oportunidades.

Somente em 2022, a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) atendeu mais de 1,2 mil migrantes, refugiados ou apátridas de 29 nacionalidades. Entre as pessoas atendidas, 254 chegaram em Maringá no ano passado.

O projeto ′Embaixada Solidária′ foi criado para auxiliar na emissão e renovação de passaporte e documento de identidade. Em 2022, foram atendidas 710 pessoas: 210 documentos de identidades emitidos e 500 passaportes.

O acompanhamento social e de saúde é feito pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário Emanuel Predestin diz que o objetivo é integrar a população migrante como parte da sociedade. [ouça o áudio acima]

O Centro de Referência de Acolhimento ao Imigrante (Crai) faz parte da rede de atendimento do município. No local, as famílias são acolhidas e recebem alimentação e outros cuidados. Das 39 famílias de migrantes atendidas no ano passado, 12 foram acolhidas e encaminhadas para o Crai.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade