Conteúdo de Marca
Maringá brilha no cenário das cervejas especiais e é destaque no maior torneio independente do mundo.
Conteúdo de marca por Redação em 28/02/2024 - 19:00A cidade é referência nacional na arte da produção de cervejas especiais. Títulos, medalhas e até conquista de reality show da Netflix estão no currículo das cervejarias.
Os mestres cervejeiros de Maringá estão entusiasmados em participar de mais um Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC). Realizado em Blumenau-SC, o CBC é o principal concurso de cervejarias independentes do mundo. O torneio está na 12ª edição e há nove edições consecutivas a cidade têm presença cativa no pódio, ostentando medalhas e premiações. “São nove anos no pódio do maior e melhor concurso cervejeiro do mundo”, celebra com orgulho, Marcos Schiavoni, diretor do Núcleo de Cervejarias de Maringá (Nucem) e proprietário da cervejaria Sabores do Malte.
E não é papo de bar. Só para se ter uma ideia, os talentosos fabricantes de cerveja que fazem parte do Nucem já conquistaram mais de 150 medalhas e prêmios no CBC. A Cervejaria Cathedral, por exemplo, foi eleita cinco vezes seguidas como a melhor cervejaria do Brasil.
A cervejaria Sabores do Malte também tem dezenas de medalhas do CBC no currículo. Na última edição foi eleita e melhor cervejaria do Paraná e a quinta melhor do país. “Uma honra pra gente. Ficamos muito felizes e neste ano esperamos trazer mais medalhas para Maringá”, afirma Schiavone. A própria Sabores do Malte já conquistou o posto de melhor brewpub do país no CBC. Mas o que é Brewpub? “É o local onde a cerveja consumida é produzida e vendida pela própria cervejaria”, explica o mestre cervejeiro.
Uma das pioneiras entre as fabricantes de cervejas especiais de Maringá, a Araucária, também está pronta para marcar presença no concurso mais uma vez. “Conquistamos medalhas em edições anteriores e a expectativa para este é ter novamente excelentes avaliações”, explica Diovani Frigo, dono da cervejaria que também venceu, em 2021, um reality show da Netflix. “Foi um reality de empreendedorismo e vencemos com a produção de água lupulada”, comenta.
Com tantos feitos assim, não é à toa que a cidade tornou-se ícone nacional quando o assunto é cerveja especial.
Contribuição econômica
Com uma demanda em ascensão, as cervejarias estão impulsionando a economia e o turismo de Maringá e região. “Nós valorizamos a matéria-prima dos nossos agricultores locais, contratamos pessoas, investimos em tecnologia e atraímos turistas em busca de novas experiências. Ano passado foi criada a Rota da Cerveja Encantada no período do Natal. Hoje, as cervejarias são a fonte de emprego para cerca de 1,5 mil trabalhadores, direta e indiretamente”, compartilha Schiavone, com brilho nos olhos.
O CBC
O palco para essa nova batalha de cervejas será montado entre os dias 2 e 4 de março, em Blumenau. Especialistas em cerveja de todos os cantos do mundo serão os jurados do concurso. “O mercado de cervejas especiais está cada vez mais competitivo. Oferecer uma cerveja de excelência é fundamental para se destacar. E as cervejarias da cidade estão no topo! Temos um produto incrível”, assegura Schiavoni. Os resultados do CBC serão divulgados dias depois durante o Festival Brasileiro da Cerveja, também em Blumenau.
O diretor do Nucem está confiante de que as cervejarias locais vão trazer uma nova coleção de medalhas para Maringá. “Com certeza! Nossas cervejas são excepcionais”, afirma. E ele ainda faz um apelo: “Muitos maringaenses ainda não tiveram o prazer de experimentar o líquido precioso que produzimos aqui. Nossas cervejas são reconhecidas internacionalmente pela qualidade. Nós, mestres cervejeiros, convidamos a todos para explorarem as nossas cervejarias da cidade”, conclui.
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade