Quando as empresas pagam vale-transporte aos funcionários para que eles se desloquem de ônibus estão subsidiando o transporte público e ajudando a desafogar o trânsito das cidades.
Mas é cada vez maior o número de trabalhadores informais ou sem vínculo com empresas, que pagam a tarifa integralmente.
Eles são fortes candidatos a abandonar o sistema de transporte público e migrar para o transporte individual, geralmente utilizando motocicletas, que permitem uma viagem mais rápida e mais barata. Uma solução individual que afeta de forma negativa a coletividade.
O Plano de Mobilidade Urbana de Maringá (PlanMob), que está em desenvolvimento, tem como um dos objetivos propor soluções para o transporte público.
Ele precisa ser rápido, barato e confortável. Uma das medidas adotadas nos países mais desenvolvidos é o subsídio da tarifa, que melhor ainda se for integral.
65 cidades brasileiras já adotam a tarifa zero no transporte público.
O coordenador do estudo para elaboração do PlanMob, Ricardo Mendanha, diz que os ônibus precisam ser atraentes para toda a população, independentemente da classe social. [ouça o áudio acima]
O tema foi discutido na primeira reunião técnica do PlanMob nesta segunda-feira (4). As reuniões prosseguem nessa terça-feira (5).
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