Ouça também: “Temos que comemorar o resultado do estudo da Macroplan”, diz prefeito
2ª vez consecutiva
Maringá é reeleita a melhor entre as grandes cidades do Brasil
Cidade por Redação CBN Maringá em 07/08/2018 - 12:30Segundo informações do Portal GMC Online, pelo segundo ano seguido, Maringá ocupa a posição de melhor entre as grandes cidades do país. É o que mostra um estudo realizado pela consultoria Macroplan, que para chegar ao resultado analisou 100 municípios brasileiros com mais de 273 mil habitantes divididos em quatro áreas: saúde; educação; segurança; e saneamento e sustentabilidade.
Nesses critérios, Maringá apresentou índices equilibrados nas quatro áreas e ganhou nota 0,748, a melhor entre os 100 municípios, depois de car na nona colocação no quesito educação (nota 0,626), em terceiro no item saúde (0,722), na 30ª posição em segurança (0,823) e em 2º no que diz respeito à saneamento e sustentabilidade (0,972).
Atrás de Maringá, aparecem, no ranking geral, Piracicaba-SP (0,739), São José do Rio Preto-SP (0,738), Jundiaí-SP (0,733) e São José dos Campos-SP (0,727). Além de Maringá, o Estado do Paraná tem Curitiba (8ª colocação), Cascavel (12ª) e Londrina (15ª), entre as 15 cidades com o melhor resultado no IDGM Geral.
Para indicar o desempenho global de cada cidade, a consultoria criou um indicador, o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.
O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.
Análise
O estudo ressalta que os líderes municipais terão que trabalhar com pressões e cobranças múltiplas, em contexto de forte escassez de recursos e acentuadas restrições burocráticas e legais. Encontrar novas soluções para esses dilemas, dentro deste cenário, é o grande desao que se coloca para os prefeitos, legisladores e gestores públicos municipais.
“Enquanto alguns municípios caram focados na agenda de curto prazo, outros conseguiram superar as adversidades do atual cenário e se modernizaram, com planejamento, foco e cooperação. Cidades com estruturas similares entregaram resultados muito distintos. Mais do que reduzir custos, é preciso obter ganhos contínuos de produtividade e eciência na gestão pública,” destacou o diretor da consultoria, Glaucio Neves, coordenador geral do estudo.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade