A cidade conquistou nota de 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, um aumento de 10% em relação ao levantamento anterior feito em 2021, quando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi de 6,5.
A nota é uma das melhores da série histórica, que teve início em 2005, e acompanha o aumento dos investimentos realizados na educação municipal.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, atribui o sucesso a diversas estratégias implementadas, como o uso de simulados preparatórios e um diálogo constante com a comunidade escolar.
O Ideb é calculado com base nos dados de aprovação escolar do Censo Escolar e nas médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática.
A avaliação é feita com estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, sob responsabilidade da Prefeitura.
De acordo com dados fornecidos pelo Ideb, Maringá superou a média nacional, que é 6. Entre as maiores cidades do Paraná, a cidade se destacou com o melhor resultado no Ideb. A capital Curitiba, por exemplo, obteve uma nota de 6,3, enquanto Londrina alcançou 6,9. Outras cidades paranaenses, como Ponta Grossa alcançou 6,5 e Cascavel 6,8.
Além dos projetos pedagógicos, o município também investiu em educação integral, ampliando a jornada escolar e focando no desenvolvimento infantil em todas as suas áreas, como explica a secretária Nayara Caruzzo.