Discutir o racismo estrutural e políticas alternativas de combate a discriminação étnico-racial. Este é um dos objetivos da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
O evento teve início na tarde desta sexta-feira (8), na Praça Renato Celidônio, em Maringá. A cidade é a primeira do interior do estado a receber o encontro, que teve suas primeiras edições realizadas na capital Curitiba.
Nessa sexta (8), o evento, aberto ao público, contará com apresentações de grupos folclóricos étnico-raciais, como ciganos, indígenas e quilombolas. A abertura oficial ocorrerá às 19h, em uma solenidade no Auditório Hélio Moreira, como explica Coordenador da Política de Igualdade Racial do Governo do Paraná, Isaac Ferreira. [ouça no áudio acima].
A programação do evento em Maringá segue até domingo (10), e contará também com palestras e oficinas que discutirão temas como a intolerância religiosa. Discutir a desigualdade racial é um tema atual e urgente, diz o , presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva. [ouça no áudio acima]
O evento tem formato híbrido, com a programação completa sendo transmitida ao vivo, pelo YouTube da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná.