O calor intenso lotou a Praça Napoleão Moreira da Silva, onde muitos maringaenses usaram o chafariz instalado ali para se refrescar neste domingo. O prefeito Ulisses Maia postou um registro nas redes sociais mostrando crianças e adultos usando a água para espantar o calor.
E não é para menos: Maringá registrou neste 12 de novembro a maior temperatura dos últimos três anos segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 15h os termômetros marcaram 38,2º C na estação automática do Inmet que fica dentro da UEM. A umidade relativa do ar estava em 21%. No ano passado, a temperatura mais alta registrada foi 36,2º C, em 24 de janeiro.
A cidade não tinha um dia tão quente quanto este domingo desde outubro de 2020, quando os termômetros passaram dos 40º C. A maior temperatura daquele ano foi registrada pelo Inmet no dia 6 de outubro: 40,4º C. Naquele mesmo ano, os termômetros passaram de 40 graus em outras três datas: nos dias 2, 3 e 7 de outubro.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizando Jacóbsen, essa onda de calor deve se estender no Estado até esta segunda-feira (13). No entanto, há riscos de fortes temporais entre hoje e terça-feira (14). [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550