Em todo o Paraná, o mês de março foi marcado por chuvas acima da média. Um levantamento feito pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em 11 estações meteorológicas, divulgado nesta sexta-feira (1º) mostra que em todas as cidades nas quais estão localizadas, o volume de chuvas ficou acima da média histórica para o período.
Maringá não tem estação meteorológica do Simepar, mas mesmo assim a cidade teve recorde de chuva. No último mês, a cidade registrou 372.4 milímetros de precipitação, o maior volume dos últimos 23 anos, desde o início da série histórica do monitoramento, iniciado em 1999.
Até então, o março mais chuvoso da história de Maringá havia sido em 2014. Naquele ano, a precipitação acumulada para o mês foi de 293.4 milímetros. A título de comparação, a média histórica para o mês na cidade é de 122.7 milímetros.
A situação é bem diferente do mesmo período do ano passado, quando a grande maioria das cidades fechou março com chuvas abaixo do esperado, como explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes. [ouça no áudio acima]
Para abril, a previsão é de instabilidade em todo o Paraná, com uma queda gradual das temperaturas por conta da chegada do outono. Já as chuvas devem ficar dentro do esperado para o mês.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550