A esponja de lavar louças é um item essencial. Toda residência tem pelo menos uma. E o descarte desse item é feito com frequência. Mas o impacto do descarte incorreto da esponja no meio ambiente é grande. Cada esponja de uso doméstico pode levar até 400 anos para se decompor no meio ambiente.
Mas, se descartada corretamente, as esponjas podem até contribuir com o planeta a partir da reciclagem. As esponjas podem virar baldes, vasos de flores, lixeiras, pás de lixo entre outros materiais.
Para ajudar no descarte correto, a Secretaria de Meio Ambiente lançou uma campanha do Programa de Reciclagem de Esponjas de Uso Doméstico. Seis ecopontos foram instalados na cidade para que a população possa fazer o descarte.
Segundo a gerente de educação ambiental da Sema, Marisa Ereno, os resíduos serão encaminhados para uma empresa que fará a reciclagem da esponja. [ouça o áudio acima]
Os ecopontos para descarte das esponjas são:
Secretaria de Meio Ambiente - Avenida Cerro Azul, 544
Secretaria de Limpeza Urbana - Avenida das Indústrias, 700
Secretaria de Mobilidade Urbana - Avenida Colombo, 3114
Secretaria de Esportes e Lazer - Avenida Duque de Caxias, 1368
Diretoria de Bem-Estar Animal - Avenida Laguna, 688
Paço Municipal - Avenida XV de Novembro, 701
Além disso, a gerente destaca que Maringá tem outros ecopontos para descarte de lâmpadas queimadas, remédios vencidos e óleo de cozinha utilizado. [ouça o áudio acima]
Instituições, igrejas e empresas que quiserem se tornar um ecoponto para o descarte das esponjas de uso doméstico podem entrar em contato com a Sema (44) 3293-8750.
Dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra.