Maringá terá até 72h para aplicar todas as vacinas da Pfizer, diz secretário
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Estratégia

Maringá terá até 72h para aplicar todas as vacinas da Pfizer, diz secretário

Cidade por Letícia Tristão em 18/05/2021 - 16:48

É que a estratégia adotada pela Sesa demanda aplicação imediata das doses. 

Maringá vai receber ainda nesta terça-feira (18), 9.360 doses das vacinas contra o coronavírus desenvolvidas pelo laboratório Pfizer. Apenas Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá recebem essas doses porque precisam de armazenamento específico. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, além das vacinas da Pfizer, são enviadas doses da Astrazeneca e CoronaVac. Ao todo o Paraná distribui aos municípios 742.910 doses de vacinas contra a Covid-19. [ouça o áudio acima]

As vacinas do laboratório Pfizer demandam uma logística diferente da Astrazeneca e CoronaVac, porque precisam ficar armazenadas em ultracongeladores, a -80ºC. Maringá dispõe desses equipamentos. A validade dessas doses fora desses refrigeradores específicos é bem menor.

Mas a estratégia da Sesa, Secretaria Estadual de Saúde, foi enviar essas doses já descongeladas. Por isso, Maringá terá de 48h a 72h para aplicar essas doses e o armazenamento será na Secretaria de Saúde. O público alvo são pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas. É o que explica o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
[ouça o áudio acima]

A vacina da Pfizer será destinada para gestantes e puérperas com comorbidade, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade