Maringá vai receber ainda nesta terça-feira (18), 9.360 doses das vacinas contra o coronavírus desenvolvidas pelo laboratório Pfizer. Apenas Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá recebem essas doses porque precisam de armazenamento específico. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, além das vacinas da Pfizer, são enviadas doses da Astrazeneca e CoronaVac. Ao todo o Paraná distribui aos municípios 742.910 doses de vacinas contra a Covid-19. [ouça o áudio acima]
As vacinas do laboratório Pfizer demandam uma logística diferente da Astrazeneca e CoronaVac, porque precisam ficar armazenadas em ultracongeladores, a -80ºC. Maringá dispõe desses equipamentos. A validade dessas doses fora desses refrigeradores específicos é bem menor.
Mas a estratégia da Sesa, Secretaria Estadual de Saúde, foi enviar essas doses já descongeladas. Por isso, Maringá terá de 48h a 72h para aplicar essas doses e o armazenamento será na Secretaria de Saúde. O público alvo são pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas. É o que explica o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
[ouça o áudio acima]
A vacina da Pfizer será destinada para gestantes e puérperas com comorbidade, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550