Maringá terá um sistema de monitoramento online de arboviroses
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Saúde

Maringá terá um sistema de monitoramento online de arboviroses

Cidade por Luciana Peña em 30/07/2021 - 08:46

A plataforma digital, no mesmo modelo do Painel Covid-19, está sendo testada pela Secretaria Estadual de Saúde. 

O projeto-piloto do sistema de monitoramento online está sendo testado em Maringá e depois de pronto estará disponível para todas as prefeituras do Paraná.

São informações estratégicas atualizadas semanalmente sobre a evolução de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Os dados vão ajudar na tomada de decisões.

O sistema está sendo desenvolvido pelas divisões de Arboviroses e de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 15ª Regional de Saúde, Universidade Estadual (UEM), Unicesumar e Uningá, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Participam professores de estatística, matemática, tecnologia da informação, geografia, enfermagem e imunologia.

Na divulgação do Lira, o levantamento de focos do mosquito transmissor da dengue, esta semana, o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, falou sobre essa ferramenta. [ouça o áudio acima]

A plataforma começou a ser desenvolvida em 2020. Os indicadores para a previsão da evolução das doenças, georreferenciamento e monitoramento serão disponibilizados em tempo real.

A partir de agosto, a Sesa vai validar com algumas regionais de saúde este produto inicial. Depois serão realizadas oficinas de qualificação de servidores para manusear os dados nas 22 regionais de saúde.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade