Foi o mês de julho mais quente da história em Maringá levando em consideração a média de temperaturas máximas registradas ao longo do mês.
Somando todas as temperaturas máximas de julho, e fazendo uma média, a temperatura foi de 28°C, a maior média desde 1999, quando começaram a ser feitos os registros.
A média de temperaturas mínimas no mês em Maringá também indicam que julho foi um mês atipicamente quente, em média a mínima foi de 16°C, a mais alta da história.
Os dados são do Simepar, o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná.
O que ajuda a explicar esse fenômeno também foi a falta de chuva. Maringá teve o segundo mês de julho mais seco da história, foram registrados apenas 2,4 milímetros de chuva ao logno de todo o mês, sendo que a média histórica indicava 72 mm.
Mas até o momento, o julho mais seco da história em Maringá foi em 2017, quando não choveu nenhum milímetro.
O metereologista do Simepar, Fernando Mendes, explica que esses fenômenos atípicos foram resultado de um bloqueio atmosférico, que impediu a formação de nuvens de chuva sobre a região de Maringá. [ouça o áudio acima]
A expectativa é que em agosto as condições se normalizem gradativamente. A média de chuva em Maringá em agosto é de 63 milímetros.