O Neddij, Núcleo de Estudos de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente, presta apoio jurídico e psicológico para crianças e adolescentes em situação de risco social, jurídico e material.
O núcleo é um programa de extensão da UEM.
De março a setembro, foram realizados 148 atendimentos. 62% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
E 2020 foi marcado pela pandemia e o isolamento social. Mesmo sem o atendimento presencial foi possível prestar apoio a crianças e adolescentes que, justamente por causa da pandemia, ficaram em situação mais vulnerável.
A coordenadora geral do Neddij, Amália Donegá, diz que a saída encontrada para manter os atendimento e na medida do possível a qualidade do serviço, foram os recursos tecnológicos e o WhatsApp foi um grande aliado.[ouça o áudio acima]
De junho a setembro deste ano, 63,3% dos atendimentos foram de ações de guarda, alimentos e visitas.
75,8% do público que procurou o Neddij para entrar com ação foram mães das crianças.
Todos os casos, quando necessário, são encaminhados para órgãos responsáveis, como Ministério Público e Conselho Tutelar. [ouça o áudio acima]
Os telefones para contato são: 3011-3689/ 3011-3690 e o WhatsAPP 99929-1468