Alerta
Ministério Público notifica PM em Maringá para evitar carreatas
Cidade por Victor Simião em 27/03/2020 - 19:30A portaria com a determinação foi publicada nesta sexta-feira (27), assinada pela promotora Michele Nader, da 14ª Promotoria do MP na cidade. Segundo o Ministério Público, é necessário levar em conta o caso de pandemia mundial devido à Covid-19 e os decretos municipais. A Promotoria também decidiu instaurar procedimento administrativo para saber se houve algum tipo de crime no ‘buzinaço’ realizado na quinta-feira (26).
A portaria foi uma resposta a um pedido feito por três advogados maringaenses: Márcia Bianchi Costa de França, Mário Henrique Alberton e Humberto Boaventura da Silva Sá.
O Ministério Público disse não poder proibir a carreata ou qualquer reunião, mas destacou o seguinte:
“Ocorre que as providências solicitadas, no sentido de coibir qualquer espécie de carreata ou reunião, extravasam a atribuição desta Promotoria de Justiça, conforme todo o exposto, limitando direitos consagrados constitucionalmente. Ressalva-se, porém, que as mencionadas reuniões ou carreatas devem observar os atos normativos já editados pelas autoridades municipais e estaduais, visando à contenção da COVID-19. Com efeito, embora não seja vedado o direito à manifestação, seu exercício não pode colocar em risco a saúde e vida da população, desatendendo ao disposto nos decretos vigentes. [...] Por conseguinte, embora resguardado o direito de reunião e à liberdade de expressão, é imperativo que seu exercício se submeta à fiscalização das autoridades públicas e sanitárias, a fim de que não afrontem as diretrizes estabelecidas para prevenção e enfrentamento à COVID-19, colocando em risco a saúde e incolumidade pública”.
Como decisão, o Ministério Público pede que a Polícia Militar seja notificada para “garantir que eventuais carreatas agendadas para os dias 28 e 29 de março não afrontem as diretrizes já definidas pelas Autoridades Públicas e Sanitárias para a prevenção e enfrentamento à COVID19”.
Na prática, o MP quer evitar qualquer tipo de carreata ou aglomeração entre sábado (28) e domingo (29).
O MP também pede que a Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) seja informada quanto ao procedimento administrativo do Ministério Público e “que eventual carreata deverá observar os decretos municipais e demais normas aplicáveis”.
Notícias Relacionadas
No centro da cidade
‘Buzinaço’ contra fechamento do comércio mobiliza empresários em Maringá
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade