O Ministério Público estadual entrou na Justiça contra três pessoas que fizeram uma festa no fim de semana passada em Mamborê, cidade que fica a 130 quilômetros de Maringá.
A Promotoria de Justiça da comarca ajuizou ação civil pública porque o evento reuniu cerca de 100 convidados, descumprindo as medidas de isolamento social tomadas devido à Covid-19. O MP quer multa de R$ 100 mil por danos morais coletivos. A denúncia foi feita nesta quinta-feira (02).
O evento foi uma festa de aniversário no dia 27 de junho em uma fazenda, que terminou na madrugada do dia seguinte. A própria prefeitura de Mamborê multou o proprietário do local em R$ 800, á que o número máximo de pessoas que podem se aglomerar na cidade é dez. O MP registra que pessoas de várias partes do Paraná estiveram presentes.
Na denúncia protocolada na Justiça, o Ministério Público apresenta fotos da festa e informa que quem esteve lá não usou máscaras.
A promotora de Justiça Clara Rodrigues escreve que “O dano social ocasionado é de natureza extrapatrimonial, e denigre a saúde pública, afetando inclusive a vida, saúde e a integridade psicológica e moral de um número indeterminável de pessoas. Veja-se, nessa perspectiva, que as denúncias noticiando a realização da festa partiram de terceiros, pessoas que se viram inegavelmente expostas às condutas lesivas perpetradas pelos réus”.
Um boletim de ocorrência também foi feito pela Polícia Militar.
Agora, a Justiça deve abrir para as partes envolvidas se manifestarem. Depois, decide se aceita a denúncia ou não.