O Estatuto da Guarda Municipal de Maringá está pronto. Depois de quase dois anos de debates o texto foi concluído. O conjunto de regras estabelece direitos e deveres, regulamenta o uso de armas de fogo e prevê um plano de carreira e salários para os guardas municipais. E os 126 guardas estão ansiosos porque quando o estatuto for aprovado o salário deles, que hoje começa em R$ 1.690, vai aumentar. Um anexo prevê que o salário base inicial suba para R$ 2.500. Mas quando? É o que a categoria quer saber.
A minuta do estatuto foi assinada nesta quarta-feira (6) e será enviada para a Câmara. O prefeito Ulisses Maia disse que só agora o estatuto vai para o Legislativo porque o município não podia ultrapassar o limite de gastos com a folha de pagamento. Agora a situação é mais tranquila e os guardas vão ganhar mais.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Jean Marques, disse que o projeto deve ser aprovado rapidamente. Mas é preciso seguir todos os trâmites, o que leva em média, um mês. O prazo máximo previsto no estatuto é de seis meses