O vídeo foi feito por um motorista que estava com o carro estacionado na Avenida São João em Astorga. A impressão é que ele começa a gravar porque vê um homem portando um machado.
Pouco tempo depois o homem dá golpes com o machado no tronco de uma árvore ainda em desenvolvimento, saudável e florida, plantada na calçada em frente ao comércio.
O vídeo foi enviado à Sociedade em Defesa do Meio Ambiente de Astorga (Sodema) nessa quinta-feira (21).
O presidente da Sodema, José Ribamar Lopes, ficou indignado e acionou Prefeitura, Ministério Público e o Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná. [ouça o áudio acima]
Em nota, a Prefeitura de Astorga informou que após tomar conhecimento do vídeo, abriu procedimento administrativo para apurar eventual desrespeito ao Artigo 404 do Código de Posturas. Esta norma proíbe que árvores localizadas em vias e logradouros públicos sejam cortadas, podadas, pichadas, pintadas, derrubadas, sacrificadas, danificadas ou vandalizadas, com exceção dos pedidos de corte e poda justificados e autorizados pela Administração Municipal e demais órgãos competentes.
Neste caso não havia nenhum pedido de retirada e o responsável poderá pagar multa que varia de R$ 2.261,60 a R$225.160,00 além de ser obrigado a realizar replantio conforme determina a Lei.
A Prefeitura informa ainda que o responsável já foi identificado, e o corte comunicado ao IAT, que também já realizou vistoria no local.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550