A decisão judicial que determinou o fechamento do desvio na estrada Terra Roxa entre Marialva e Mandaguari pegou os moradores das duas cidades de surpresa.
Havia um acordo para que a estrada fosse utilizada por veículos de Mandaguari e Marialva cadastrados junto à concessionária de rodovias Viapar.
Esse acordo foi firmado em 2017, depois de um movimento popular chamado Tarifa Zero. O mesmo acordo garantiu que veículos cadastrados pagassem a tarifa com 80% de desconto ao passar pela praça de pedágio de Mandaguari.
Segundo o deputado estadual por Marialva, Evandro Araújo, foi um dos maiores movimentos populares desde a implantação do pedágio no Paraná, na década de 1990. [ouça o áudio acima]
Mas pouco tempo atrás as cancelas foram liberadas. Como resultado, veículos não cadastrados começaram a utilizar o desvio. Moradores de Mandaguari fizeram vídeos registrando que até caminhões pesados de cidades distantes começaram a utilizar o desvio. A Viapar entrou na Justiça e conseguiu uma liminar determinando o fechamento do acesso. O deputado acha estranho que tenha sido a própria concessionária que liberou a passagem. [ouça o áudio acima]
Para protestar contra o fechamento e impedir que veículos de outras cidades utilizem a estrada, os moradores acamparam no local. Há pelo menos três semanas eles estão dia e noite na estrada. E uma comitiva foi a Curitiba. Nessa segunda-feira (29), os manifestantes conseguiram conversar com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. [ouça o áudio acima]
Segundo a Viapar, a decisão judicial determinou somente o fechamento das alças de acesso à estrada, que se encontram em terrenos particulares. Ainda de acordo com nota divulgada pela concessionária:
“O tráfego pela Estrada Terra Roxa, juntamente com os descontos tarifários aos munícipes de Marialva e Mandaguari, continuam garantidos e honrados por esta concessionária.
Não há qualquer descumprimento de acordo pela Viapar.”
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550