Pauta do leitor
Moradores de Maringá relatam mau cheiro em diversos bairros; veja o que diz a Prefeitura
Cidade por Ivy Valsecchi/GMC Online em 18/06/2024 - 11:40Moradores de Maringá têm relatado mau cheiro em diversos bairros da cidade. Leitores do GMC Online informaram que há odor ruim no Jardim Dias, Grevíleas, Guaiapó, Liberdade, Kakogawa, Alvorada, Imperial 2, e também na região central.
O morador do Parque das Grevíleas, na zona norte, Dorival Barbosa, disse que a situação no bairro está insuportável. “Acredito que isso começou na sexta-feira, dia 14, mas percebi mais no último sábado. Parece que é mais no final da tarde que o mau cheiro fica forte. E incomoda bastante. Na primeira vez que senti olhei até a sola do meu sapato para verificar se não havia pisado em algum cocô de cachorro. Eu já fiz uma solicitação através do 156 (protocolo 845689) para averiguar o que está ocorrendo”, relata.
O que diz a Prefeitura
A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff, explicou ao GMC Online que estão sendo desenvolvidas ações da Prefeitura por meio do Instituto Ambiental de Maringá para resolver o problema do odor na cidade. “Nós recebemos ouvidorias na tarde de ontem (segunda-feira), e fizemos o mapeamento dessas ouvidorias. São todas elas provenientes da zona norte da cidade, zona 7, Jardim Alvorada, região da Kakogawa também. Fizemos um levantamento da direção dos ventos pela estação meteorológica da UEM. Entao nessa região, nesse horário onde as pessoas relatam que sentiam odor, pela característica do odor conseguimos mapear algumas possíveis empresas que estão nessa direção e entramos em contato com o Instituto Água e Terra, a regional de Maringá, então hoje logo pela manhã equipes já se dirigiram para uma das empresas junto com a equipe do Instituto Água e Terra para fazer a verificação em uma das empresas e agora no período da tarde a gente vai visitar outras empresas que estão nesse quadrante, nesa região. Então estamos fazendo essa vistoria, essa avaliação em todas essas empresas. Também estamos levantando pelo sistema de gestão ambiental do estado documentos de licença ambiental de algumas empresas aqui também na região norte. Então logo a gente tem a constatação de alguma possibilidade do motivo desse odor. As providencias deverão ser tomadas pelo órgão ambiental licenciador da atividade, aquele que emite a licença, que faz o controle ambiental da atividade, e nós estaremos acompanhando”, disse.
A Prefeitura informou ainda que “o município intensificou o trabalho de fiscalização e iniciou uma série de visitas em locais mapeados para identificar a origem do mau cheiro. O município orienta que a comunidade informe situações de mau cheiro por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. É importante que o reclamante informe o endereço, data e horário em que sentiu o mau cheiro, para que as equipes do Instituto Ambiental de Maringá realizem um mapeamento e investigação do ponto de origem”.
Nesta terça-feira, 18, o prefeito Ulisses Maia publicou um comunicado sobre o assunto em seu perfil nas redes sociais. Segundo o prefeito, a Prefeitura está atrás para resolver o problema do mau cheiro. “Quero informar que estamos investigando de forma intensificada esse mau cheiro que está na cidade. Nossa equipe de fiscalização está em uma varredura na cidade, junto ao Instituto Água e Terra (IAT) para identificarmos a fonte geradora, para fazer cessar e punir”, disse.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade