No final de março de 2020 a UTI do Hospital Municipal de Maringá recebia o primeiro paciente com Covid-19.
O ex-secretário municipal Eudes Januário foi intubado, ficou 54 dias hospitalizado, mas sobreviveu. Ele também foi o primeiro paciente com Covid-19 da UTI a ter alta.
E nesta quarta-feira (15), Eudes estava de volta ao hospital para celebrar a abertura da mostra: “Covid-19, um divisor de águas". [ouça o áudio acima]
A cerimônia reuniu ex-pacientes, familiares e profissionais de saúde. Profissionais que trabalharam de forma exaustiva desde o início da pandemia e principalmente nos meses mais críticos. E que foram além de aplicar a teoria aprendida nos bancos escolares.
A técnica de enfermagem Neide Tominaga, que cuidou de Eudes, até cantava para animar o paciente. [ouça o áudio acima]
A mostra reúne fotografias, videos, depoimentos de pacientes, de familiares e de profissionais de saúde.A maioria das fotografias mostra o momento de alta hospitalar de pacientes.
Há fotos também das equipes de saúde em momentos de trabalho, ao lado de leitos, no contato com os pacientes. Imagens que contam um drama histórico, de muita tristeza, mas também de muita luta, muita superação.
Uma lembrança da vitória de cada paciente que cruzou a porta do Hospital Municipal de volta para casa. E uma homenagem para aqueles que não conseguiram.
Jaqueline Oliveira e a irmã ficaram internadas no HM. E a mãe estava internada em outro hospital. Jaque foi a única que sobreviveu e sente muita gratidão pela equipe que cuidou dela. [ouça o áudio acima]
A mostra está na capela do Hospital Municipal até sexta-feira (17), mas não é aberta ao público geral.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550