O Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Apucarana (Sincvraap) marcou para a segunda-feira (30), uma assembleia geral com a categoria para discutir se vão ou não paralisar as atividades.
De acordo com o sindicato, a empresa Viação Apucarana, em negociação coletiva, reprovou a proposta de aumento para os funcionários e a perda salarial dos últimos quatro anos ocasionados pela pandemia de Covid-19.
O presidente do sindicato Ronaldo Santana da Silva explica que a categoria pediu um aumento de 11% e que a empresa ofereceu 6,01%. A maioria dos trabalhadores rejeitou a proposta. [ouça o áudio acima]
Caso a empresa não apresente uma proposta que seja igual ou próxima a 10% de aumento, a greve começa na segunda-feira. A Viação Apucarana é operadora do sistema de transporte público em Apucarana pelo período de 15 anos. Antes da pandemia, a VAL transportava cerca de 23 mil passageiros por dia. Agora são 17 mil.
Outra reclamação são as condições dos pontos de circular onde a empresa se comprometeu a realizar melhorias e a instalar 700 novos pontos de ônibus no município.
A CBN entrou em contato com a direção da VAL, prestadora do serviço na cidade, e a prefeitura para saber se vai participar das negociações mas, até o momento, não tivemos retorno das ligações.