O Ministério Público do Paraná criou ferramentas com inúmeros dados sobre a Covid-19, que podem ser acessadas por qualquer cidadão.
Na plataforma Data Covid-19 é possível acompanhar dados sobre ocupação de leitos, casos da doença e até um ranking de transparência dos 399 municípios do Paraná. Neste ranking as cidades recebem nota de 0 a 10 de acordo com a qualidade das informações que oferecem ao cidadão.
A coleta de dados é do dia 8 de junho e a nota de Maringá é 8, ou parcialmente satisfatória.
No Painel Covid-19 o cidadão encontra o valor de recursos que o município recebeu da União e do Estado; e quanto gastou. A ferramenta também lista as compras feitas pelas prefeituras e se houve dispensa de licitação.
Maringá aparece com 26 milhões de reais de repasses da União, 847 mil do Estado e gastos de 4 milhões de reais.
O promotor de Justiça Leonardo Busatto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, diz que o banco de dados permite ao cidadão fiscalizar o uso dos recursos na sua cidade. As informações agrupadas e comparadas ainda embasam investigações do próprio Ministério Público.
Mais de 300 procedimentos extrajudiciais foram abertos no estado neste período de pandemia. [ouça no áudio acima]
O Paraná recebeu mais de 300 milhões de reais de repasses da União. O cidadão pode e deve acompanhar de que forma as cidades estão consumindo estes recursos.