Respeito e prioridade
MP cobra de São João do Ivaí atendimento a crianças com autismo
Paraná por Luciana Peña em 31/03/2023 - 10:56O Ministério Público do Paraná ajuizou uma ação civil pública para cobrar da Prefeitura de São João do Ivaí a oferta de serviços de saúde e educação para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade.
Na ação estão representados pelo Ministério Público, oito meninos e meninas que não estão tendo acesso a serviços adequados.
Serviços que, de acordo com a lei, deveriam ser oferecidos pela administração municipal.
Essas crianças e adolescentes têm direito a atendimento com especialista em neurologia, sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, transporte público, acompanhamento em sala de aula, entre outros.
Na ação, o Ministério Público critica as prioridades elegidas pelo município que não oferece serviços especializados para crianças e adolescentes com autismo, mas gastou R$ 600 mil com show de dupla sertaneja, decoração natalina e viagem para idosos até o litoral.
Diz a ação: “Assim, há farto acervo probatório a indicar que o Município está priorizando despesas supérfluas e de alto valor em detrimento de políticas públicas essenciais a minorias vulneráveis”
E antes do caso chegar ao MInistério Público, as famílias desses meninos e meninas já buscavam há meses atendimento nos serviços públicos municipais, sem sucesso.
A Promotoria pede que os direitos dessas crianças e de outras, inclusive as com deficiência (PCD), sejam priorizados e garantidos, e com urgência, já que a ação requer liminar.
Domingo, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e a estimativa é que o Brasil tenha dois milhões de pessoas com autismo.
A CBN entrou em contato com a Prefeitura de São João do Ivaí e aguarda um retorno.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade