Decisão
Município de Maringá é condenado em ação que questiona direito autoral
Cidade por Luciana Peña em 08/11/2021 - 11:25A decisão é da 2ª Vara de Fazenda Pública. A ação foi movida pela Editora Cidadania LTDA, de Espírito Santo.
A empresa alega que em 2013 a Câmara Municipal de Maringá publicou uma cartilha com material plagiado da editora, que é especializada em livros paradidáticos voltados às temáticas sociais.
A editora provou que é autora da obra "Programa Câmara na Escola: a importância do Poder Legislativo", publicada em 2010 pela empresa e em 2013 pela Câmara Municipal de Maringá.
O prefeito Ulisses Maia, que era presidente da Câmara na época, foi citado na ação como uma das partes.
A Justiça aceitou parcialmente o pedido da editora e condenou o Município a deixar de divulgar a cartilha que viola os direitos autorais, a destruir as cartilhas que puderem ser recuperadas e a divulgar em jornal de grande circulação, por três vezes consecutivas, que a editora de Espírito Santo é a autora do texto e detém exclusividade sobre a obra original.
O juiz Nicola Frascati Junior também determinou o pagamento de indenização por danos materiais no valor equivalente a três mil exemplares da obra "Programa Câmara na Escola: a importância do Poder Legislativo". O valor será apurado levando-se em conta ainda o número de downloads.
A CBN entrou em contato com um dos advogados que representam o prefeito Ulisses Maia na ação e com a assessoria de imprensa da Prefeitura. A CBN também entrou em contato com a Editora Cidadania LTDA e aguarda retorno.
Atualizado às 18h09 - A assessoria de imprensa informou que tanto o Município quanto o prefeito Ulisses Maia vão recorrer da decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade