Após a reunião entre os prefeitos que compõem a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), alguns municípios já emitiram novos decretos com medidas mais restritivas para o enfrentamento à Covid-19. A informação é do presidente da Associação, Romualdo Batista. Segundo ele, os municípios estão alinhados com relação às medidas restritivas, principalmente após a publicação do decreto estadual.
“A maioria dos municípios estiveram reunidos novamente ontem e estamos alinhados entre os 30 prefeitos para tomar essas medidas, muitas das que o próprio governo estadual lançou. Quero acreditar que todos os prefeitos tomarão essas medidas, como o toque de recolher”, disse.
De acordo com o presidente da Amusep, o objetivo é que as medidas de enfrentamento à Covid-19 sejam similares em toda a região.
“Maringá puxou a fila, seguido de Mandaguari, Marialva, São Jorge, Itambé e outros municípios da Amusep. Quero acreditar que a maioria, senão todos os municípios, farão seus decretos e cumprirão à risca aquilo que é determinação para fazermos o enfrentamento à doença e ajudarmos a diminuir os números de casos confirmados da doença”, disse.
Segundo Batista, há a preocupação com a taxa de ocupação dos leitos no sistema de saúde e também com os profissionais da área. Além disso, a expectativa é que nos próximos 10 dias o número de casos diminua para que as atividades econômicas possam voltar ao normal antes do Natal.
“Muito mais do que a preocupação com leitos, há preocupação com a falta de mão de obra dos profissionais da saúde. As medidas que tomamos foi conscientizar a população, as entidades e o comércio em geral para que possamos evitar aglomerações e preservar a vida. Com isso, que possamos evitar o avanço dos casos. Quero acreditar que nos próximos dias possamos conseguir estabilizar a situação e devolver o sonho de um Natal frutífero para o comércio e a população”, disse.
Os 30 municípios da Amusep somam juntos uma população estimada em 1 milhão de pessoas.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550