Neste 7 de setembro, o Brasil celebra o bicentenário da independência. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência e o Brasil se consolidou como uma nação independente de Portugal. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.
E o desfile cívico-militar acompanha a tradição do feriado. Este ano, algumas cidades da região de Maringá vão manter a tradição e farão desfile no dia 7 de setembro.
Em Cianorte, as vias no entorno da prefeitura já estão interditadas para o desfile. Serão 71 delegações, entre organizações civis e militares, fanfarras, escolas, colégios e universidades, entidades e clubes de serviços; além de grupos ligados ao esporte e outras práticas. O início da solenidade está marcado para as 9h, em frente ao Paço Municipal de Cianorte.
Em Paranavaí, o palco ficará montado em frente à Praça dos Pioneiros e o desfile vai passar por toda a extensão da Rua Edson Martins, na lateral da praça. O início está previsto para 8h30. A administração prevê cerca de 40 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.
Em Apucarana, 64 entidades farão parte do desfile de 7 de setembro. A concentração será na Avenida Curitiba. A expectativa da Prefeitura de Apucarana é de que cerca de 20 mil pessoas prestigiem o desfile cívico.
Em Maringá, a administração informou que não realizará o tradicional desfile cívico-militar “por questões de segurança, devido ao período eleitoral”. O hasteamento da bandeira está marcado para 9h, em frente ao Paço Municipal.
Umuarama e Campo Mourão também terão apenas o hasteamento da bandeira neste 7 de setembro.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550