Nesta sala de aula, nenhum aluno está pensando em tirar nota para passar de ano ou preocupado com vestibular. Os alunos aqui já passaram dos 60
anos e estão curtindo a maturidade. Aprender para eles é puro prazer. É a Unati, Universidade da Terceira Idade. A Unati funciona na UEM e oferece 37 cursos. Ninguém sai com diploma porque o objetivo não é formar, mas sim transmitir conhecimento. É por isso que a Ingrid Bredow está há dez anos, desde o início da Unati, na mesma turma. É a disciplina de literatura. E a professora pelo jeito é muito querida.
Foi aqui que a Ingrid tomou gosto pela leitura.
A Ingrid não é exceção. A Maria Regina Garanhani também está há um bom tempo na mesma turma. É vontade de aprender, mas é também admiração pela professora que cativa.
A professora tão querida ganhou até bolo e festa nesta terça-feira, Dia do Professor. Terezinha Oliveira tem alunos de 15 a 87 anos. Ela acredita que os alunos, independentemente da idade, podem melhorar a sociedade.
Os professores da Unati são professores da UEM ou voluntários. A demanda pelos cursos é grande. A fundadora da Unati foi a professora aposentada da UEM Regina Taam.