Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Opinião
O Brasil é o país do Carnaval e do Futebol. Nasceu do encontro entre seus elementos formadores que levou a formação do povo marcado pela miscigenação. Por mais que uma parte ama gritar sua branquitude, é filho da mistura. Como uma criança birrenta que nega a verdade. Há quem não negue, mas reclama da origem. Resgata Oliveira Viana e principalmente Silvio Romero. Apregoando que nosso passado nos condena.
Nossa formação não nos condena. Nem como povo e muito menos pelos nossos valores. Ninguém está fadado ou predestinado aos seus limites. Somos construtores de nossas vidas. Já fizemos e estamos fazendo. O problema é que muitas vezes não reconhecemos. Impõe-se a ideia construída e incutida de que somos um fracasso.
Se fossemos um fracasso não teríamos a história que temos. Temos inúmeros exemplos de superação e construção de uma nação que em muitos aspectos te eficiência. Há quem nos respeite no ambiente internacional. E se não há algum respeito é porque nós mesmos não valorizamos o que temos.
Como na vida e na prática de muitas pessoas. Apontar defeitos, manter sempre a dúvida sobre a eficiência, é para pequenos ditadores e rancorosos uma maneira de garantir as coisas sob controle. Não serem ameaçados na mediocridade do que são. Repare que os que mais criticam o país são espectros de modelos ruins e malformados.
Não estou falando que o país não tem problemas, tem e muitos, que não temos a necessidade de mudanças, claro que temos. O que critico é a fala que expressa e defende nossa condenação predestinada e eterna. Nem uma pessoa, seja ela qual for, muito menos uma pátria está condenada eternamente a seus erros. Mudar é uma questão de atitude e podemos fazer diferente, tanto na vida como na nação.
Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional