O fluxo de passageiros do transporte coletivo de Cianorte era de, em média, 70 mil passageiros por mês. Em janeiro deste ano, o fluxo aumentou para 93.863 passes registrados.
Esse aumento de 34%, de acordo com a administração municipal de Cianorte, foi resultado da gratuidade do serviço. Usuários do transporte coletivo da cidade com o cartão Passe Livre não pagam mais para pegar ônibus em Cianorte. Moradores e quem comprovar que trabalha na cidade, pode ter um cartão.
Segundo a prefeitura, em janeiro foram emitidos quase 12 mil novos cartões de gratuidade. De acordo com dados repassados pela empresa que presta o serviço, o número de passageiros no início do mês era de mil por dia. Ao final do mês, eram quase três mil diariamente.
O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, já havia explicado à CBN que a intenção de conceder a gratuidade era aumentar o número de linhas. A empresa que presta o serviço recebe o aporte do município por quilômetro rodado. [ouça o áudio acima]
Onze bairros de Cianorte ganharam pontos de circulação do transporte urbano, segundo a prefeitura. Atualmente, circulam pela cidade e no distrito de Vidigal 10 linhas, em que atuam 11 ônibus.
O cadastro para o cartão Passe Livre pode ser feito no Terminal Central e na sede da empresa.
Sem o cartão, o preço da tarifa é de R$ 5 em Cianorte. Em Maringá, a tarifa do transporte coletivo foi fixada em R$ 4. Segundo a administração, a data base para reajuste é maio deste ano.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550