
Entrevista
Trabalhador CLT
Trabalhadores com carteira assinada (CLT) podem unificar até nove dívidas em um único empréstimo consignado, conforme estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A medida faz parte das novas regras que também permitem a portabilidade de consignados entre diferentes instituições financeiras e a renegociação de dívidas.
Essa medida permite que o funcionário consolide diversos contratos de crédito em uma única operação, com desconto direto em folha, desde que o valor total das parcelas respeite o limite de 35% do salário líquido, facilitando o controle financeiro. Embora seja possível reunir até nove contratos, a regra ainda limita a um contrato de consignado ativo por vínculo empregatício. Com a portabilidade e a possibilidade de unificação de dívidas, a proposta visa estimular a concorrência entre bancos e dar aos trabalhadores melhores condições de empréstimo.
O advogado trabalhista Petter Ondeza explica quais são os principais benefícios para o trabalhador ao unificar vários contratos de crédito em um único consignado e fala sobre o risco de endividamento excessivo ou superendividamento com a unificação de contratos. O especialista ainda lembra que antes de contratar qualquer empréstimo, é fundamental pesquisar e comparar as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras, garantindo que a contratação seja realmente vantajosa.
Notícias da mesma editoria
Entrevista
Agência do Trabalhador
Setembro começa com mais de 700 vagas de emprego em Maringá; veja oportunidades
Cozinha e negócios
Especialistas americanos falam sobre estruturação de operações
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional