O novo decreto municipal publicado nesta sexta-feira(16) pela Prefeitura de Maringá traz uma novidade para o setor de eventos.
O ato administrativo permite a realização de eventos, reuniões, celebrações e comemorações com até 80 pessoas, desde que autorizados previamente. A autorização precisa ser solicitada por email: cadastro_siacom@maringa.pr.gov.br. É a equipe da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação quem analisa o pedido.
A assessora de eventos e cerimonialista Vivi Crispim diz que o interessado vai responder um questionário. Não é complicado, mas a resposta muitas vezes chega em cima da hora. [ouça o áudio acima]
Os profissionais de eventos comemoraram a flexibilização maior neste decreto e aguardam uma melhora no cenário da pandemia.
Enquanto isso, o próprio mercado encontra alternativas. As restrições estimularam um modelo de evento que é comum em outros países: o ‘home wedding’, ou casamento em casa. [ouça o áudio acima]
Recentemente Vivi produziu um home wedding que foi emocionante e ela explica por que. [ouça o áudio acima]
Os eventos para até 30 pessoas estão liberados mesmo sem autorização. As cerimônias religiosas de casamento não são consideradas eventos e dependem da capacidade de público de cada igreja ou templo, o limite é 30%.
Atualizado às 14h25 - Sobre o pedido para que a resposta da Siacom seja dada com pelo menos uma semana de antecedência, a Prefeitura de Maringá enviou a seguinte nota:
"A Siacom/Prefeitura de Maringá precisa de 3 a 4 dias para responder um pedido de autorização de evento. Se o interessado enviar o pedido com todas as informações necessárias, com prazo de 10 ou 11 dias antes da data do evento, a resposta é dada uma semana antes da realização do mesmo."
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