A Prefeitura de Marialva publicou nesta quarta-feira (25) um novo decreto (de nº 7.909/2022) com medidas para conter o avanço de casos gripais no município. Nas últimas semanas, o Pronto Atendimento da cidade apresentou uma expressiva procura de pacientes com sintomas. Com isso, volta a ser obrigatória a aferição de temperatura, a disponibilização de álcool gel 70% e o uso de máscaras nos ambientes escolares e de transportes escolares, sejam estabelecimentos de caráter municipal, estadual ou particular.
De acordo com a Prefeitura, além da Covid-19, outras síndromes respiratórias (como H1N1 e H3N2, por exemplo) têm tido aumento repentino de casos, principalmente em crianças, tornando necessária uma resposta do poder público nesse sentido. O decreto é ainda um acatamento a orientações da Nota Técnica nº 8/2022 DAV/SESA.
Segundo a Secretária de Saúde do Paraná, durante o período de queda de temperaturas, há um aumento de circulação de vírus que causam infecções das vias aéreas superiores (nariz, garganta, ouvidos e seios da face) ou inferiores (brônquios e pulmão – pneumonia e bronquiolite viral), especialmente nas crianças. De acordo com a pasta, em 2022, o número de ocorrências desses casos está acima do número esperado.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550