No final de agosto, depois de muito esforço, brigadistas conseguiram controlar um incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, no município de Guaíra.
Na última terça-feira (7), feriado, um novo foco teve início. Desta vez na cidade de Altônia.
O biólogo Erick Caldas Xavier, proprietário de um sítio na região, diz que é possível ver as chamas de longe. Os moradores também estão registrando a fuga desesperada de animais e a morte de pássaros, provavelmente intoxicados pela fumaça. [ouça o áudio acima]
A biodiversidade ameaçada pelos constantes incêndios pode encontrar refúgio em experiências que unem o conceito de preservação da natureza à economia.
No sítio de Erick, ele e a família estão desenvolvendo o que se chama de conversão agroecológica. Uma área de um hectare de pastagem degradada deu lugar ao plantio de café e floresta.
Algumas espécies de árvores ainda são pequenas, mas as maiores já atraem pássaros, como o periquito rei. [ouça o áudio acima]
Tem previsão de chuva para Altônia nesta sexta-feira (10). A CBN entrou em contato com o Coripa, consórcio intermunicipal que presta apoio na conservação do Parque Nacional de Ilha Grande e aguarda um retorno.
Atualizado às 11h12- Coripa diz que controle do fogo está difícil.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550