O maringaense está se casando mais. É o que apontam os dados do Irpen, Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do. Na comparação com o ano passado, Maringá registrou mais casamentos no civil este ano.
Foram 2.625 uniões em 2021 e 2.746 casamentos no civil até 23 de dezembro de 2022. O mês de agosto foi o que mais registrou casamentos, 393.
Depois do aumento no número de divórcios em 2020, em Maringá - muito em função da pandemia, na análise dos especialistas -, um ano depois, mais os maringaenses oficializaram a união e o número de casamentos voltou a crescer. E este ano o crescimento se manteve.
O número de divórcios também caiu em Maringá este ano. Segundo os dados, foram 81 separações a menos em 2022 (454) na comparação com o ano passado (535).
E se as festas de casamento voltaram no mesmo ritmo é difícil dizer. Mas os profissionais de eventos viveram 2022 com muita agenda remarcada ainda em reflexo da pandemia. No entanto, algumas mudanças no perfil dos noivos se mantiveram. É o que analisa a filmaker Heloise Gimenes. Menos convidados e cerimônias mais intimistas.
Segundo ela, que tem uma empresa de filmes de casamentos, eternizar os momentos em vídeos continua sendo essencial para o casal, mas algumas mudanças permaneceram. [ouça o áudio acima]
O registro civil é o que oficializa de fato a união do casal. E os cartórios realizam casamentos todos os dias. A escrevente Andrea Strapazzon explica os procedimentos para quem quer casar. [ouça o áudio acima]
Um casamento no civil custa em média R$ 480.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550