No último domingo (9), presos de todo o país fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o Exame Nacional do Ensino Médio para os privados de liberdade (Enem/PPL)
Na regional de Maringá e de Cruzeiro do Oeste, 261 presos se inscreveram e 207 realizaram as provas. Os ausentes são aqueles que ganharam a liberdade entre o momento da inscrição e a prova. O exame foi aplicado nas próprias unidades prisionais e teve duração de cinco horas.
O número de inscritos e de presos que fizeram as provas na regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste do Departamento de Polícia Penal (Deppen) aumentou 24% e 16% respectivamente na comparação com 2021, diz o coordenador regional do Deppen, Luciano Brito. [ouça o áudio acima]
Os presos em regime fechado têm a opção de estudar. Eles podem concluir o ensino fundamental e médio. O Enem é uma etapa importante no processo de ressocialização. [ouça o áudio acima]
A maioria dos presos que prestam o Enem está em presídios de regime fechado, mas os presos em regime semiaberto também podem se inscrever para o exame.
Em todo o país, foram mais de 54 mil presos inscritos nesta edição do Enem.
Atualizado às 16h30: A cada 12 horas de estudo o preso tem a remissão de um dia de pena. Ao concluir o ensino fundamental ou o ensino médio, a remissão é de 100 dias na pena. Quem participa do Enem, e não zera em nenhuma prova, tem remissão de 100 dias de pena.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550