Opinião
O Dia do Professor
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/10/2019 - 08:49Ele é lembrado hoje. Lamentável viver de lembranças. O professor se tornou uma retórica e uma ficção neste país. Não uma realidade que se tem como um sinônimo de mudança efetiva por ter as condições necessária para isso. O profissional que todos exaltam hoje será comemorado, não há dúvida. Autoridades irão falar dele e de sua importância. Muitos mestres serão lembrados. Dos professores primários aos do ensino-superior ou pós-graduação.
Receberemos hoje recados pela internet, postagem nas redes sociais e no whatsapp falando da importância do docente em nossas vidas. Mais uma vez, “parabéns” habitual sem mudança de condição. Parece que comemoramos todos os anos a lembrança de um “mártir vivo”. Herói sem causa.
Vale lembrar que a profissão também não endeusa. Traz consigo gente boa e ruim, um ser humano normal. Pela desvalorização constante costuma ter em seus “quadros” pessoas de má índole. O ser “professor” não abençoa a má conduta. Como alguns médicos, padres, pastores, ser professor já esteve ligado a má conduta.
Por isso, gostaria de lembrar da face humana do professor. Daquele que em regra optou pela profissão mesmo sabendo da baixa remuneração. E que olha para os lados e encontra parceiros que optaram por não terem outra opção. Professores que todos os dias se tornam reféns da má educação que buscam combater. E que muitos dos mal-educados são colegas de trabalho, frequentam a mesma instituição.
Queria homenagear hoje o professor que luta contra o preconceito, enfrenta dilemas na relação com seus alunos, busca superar a discriminação que ele mesmo sofre. Muitos professores ao se apresentarem são vistos como um fracasso. Na proporção que a sociedade rejeita homossexuais, mulheres, afrodescendentes, idosos, as vezes a profissão é rotulada e ser docente tem sua marginalização.
Logo, não vou deixar de parabenizar a função, o trabalho de muitos profissionais de buscar romper com a ignorância e dar oportunidade aos que são ignorados. Amo ser docente na proporção em que me tornei um. Conviver com pessoas e colaborar para o aprimoramento humano e todas as consequências que isso pode gerar é fantástico. Há resultado. Muitos dos alunos com quem convivi cresceram e se tornaram plenos. Mas nunca deixaram de ser humanos. Por se educa “seres humanos”.
Parabéns a todos os professores e em especial a aqueles que conseguem todos os dias entender a importância que o bom profissional tem. Mais que isso, que por de trás de uma pessoa com qualidades profissionais há professores. Que os de bom caráter tiveram educadores em casa, pais. Entendem que a educação não é somente a escola, a sala de aula, é todos os dias. Que ser professor é coisa que muitos são sem o rótulo da profissão.
Então, hoje é dia de homenagear a todos os EDUCADORES. A todos que de certa forma são professores, e mudam pessoas e não ficam lamentando a dificuldade da profissão. Ela existe, e nem por isso deixam de fazer o que deve ser feito, mudar e buscar solução onde todos cultuam e se beneficiam de problemas.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade