Após dois meses de investigação, policiais civis, militares e federais do Paraná e Mato Grosso do Sul prenderam um homem de 22 anos, suspeito de ter tentado matar o secretário de Segurança de Querência do Norte, cidade do norte do Paraná. O suspeito foi encontrado na casa da sogra dele, em uma ilha no Rio Paraná, em Querência do Norte. Duas espingardas foram apreendidas no local: uma calibre 12, outra, 32. O resultado foi fruto de uma operação realizada nesta sexta-feira (24).
A tentativa de homicídio ocorreu em dezembro do ano passado. O suspeito teria se aproximado do secretário Cláudio Nery, puxado conversa e aí disparado seis vezes contra ele. Apenas um dos tiros acertou a vítima, que sobreviveu. O crime teria sido motivado porque o Nery atuou pessoalmente para que a cidade fizesse parte do “Programa Vigia”, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes em fronteiras e divisas, explicou o delegado da Divisão Estadual de Narcóticos e um dos coordenadores da operação, Leandro Roque Munin.
Querência do Norte faz divisa com Mato Grosso do Sul. O rio Paraná, que atravessa diversos estados brasileiros, passa pela cidade. E é rota de droga, já que chega até a fronteira com o Paraguai.
39 policiais participaram da operação. O trabalho contou com três lanchas e um helicóptero. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Um segundo homem que teria participação no crime foi identificado.