Parque Nacional de Ilha Grande
Incêndio atinge ilha onde não havia registro de fogo há 20 anos
Umuarama
Uma operação de resgate mobilizou a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental , em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Universidade Paranaense (Unipar) de Umuarama, para salvar uma onça-parda encontrada ferida em uma propriedade rural de Umuarama, nessa segunda-feira (2).
Após contato do diretor do IAT, a equipe policial foi informada sobre o felino, que apresentava a cauda dilacerada. No local, foi confirmado o estado debilitado do animal, que necessitava de cuidados veterinários imediatos. O animal, uma fêmea, estava bastante acuado e com ferimentos graves na cauda. Para o resgate, contou-se com o apoio de um médico veterinário da universidade, que realizou uma análise detalhada e preparou uma sedação adequada ao porte do animal.
Após ser tranquilizado, o animal foi capturado em segurança e transportado ao Hospital Veterinário da Unipar, onde receberá tratamento especializado. Ali, a cauda foi amputada para garantir a saúde do animal. Depois, ele passará por um período de recuperação até que possa retornar à natureza.
A onça parda possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.
Notícias da mesma editoria
Parque Nacional de Ilha Grande
Incêndio atinge ilha onde não havia registro de fogo há 20 anos
Você faz a pauta
Sustentabilidade
Silvio Barros participa de evento internacional sobre cidades
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional