Operação Cripto combate o crime organizado na região fronteira do Paraná
Foto: PF

Polícia Federal

Operação Cripto combate o crime organizado na região fronteira do Paraná

Segurança por Luciana Peña em 25/11/2025 - 08:29

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Cripto, de combate à lavagem de capitais, tráfico de drogas e tráfico de armas na região de fronteira.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão na cidade de Guaíra, na fronteira com o Paraguai.

O nome da operação tem relação com criptoativos porque a organização criminosa investigada pela Polícia Federal movimentava ativos digitais para escapar da fiscalização.

Os criptoativos utilizam a tecnologia de criptografia e operam em redes descentralizadas, sem a necessidade de intermediários tradicionais como bancos.

Mas a Polícia Federal conseguiu identificar as estratégias utilizadas pelo grupo criminoso.

Eles simulavam negócios com imóveis e criavam empresas de fachada e empresas fictícias para movimentar recursos ilegais.

E os investigados também atuavam na negociação e operação de criptoativos para dificultar o rastreamento das transações pelas autoridades financeiras.

A Polícia Federal não informa o período investigado, mas diz que foram movimentados R$ 330 milhões.

Os agentes analisaram movimentações financeiras, fiscais e patrimoniais e concluíram que múltiplas empresas foram utilizadas pela organização criminosa.

Em nota, a Polícia Federal informou que atua para recuperar os ativos financeiros ilícitos, ao identificar, sequestrar, apreender e bloquear bens e valores provenientes de infrações penais, com a descapitalização do grupo criminoso.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade