Essa pauta foi sugerida pelo ouvinte Elieser Taborda. Ele registrou uma fila de pacientes no posto de saúde do Jardim das Flores em Sarandi na manhã desta segunda-feira.
Eliezer precisou marcar uma consulta para o pai e foi informado que o agendamento de consultas é às segundas-feiras à partir das 7h.
Chegou um pouco antes e já tinha fila. E fila sem distanciamento, cuidado mínimo nestes tempos de pandemia. [ouça no áudio acima]
O ouvinte quer saber se não existe um meio de agendar consultas que seja mais prático e mais eficiente. [ouça no áudio acima]
A Secretaria de Saúde de Sarandi informou que na cidade são 11 postos de saúde, com médicos generalistas, alguns com pediatra e ginecologista.
A maioria dos profissionais atende 8 horas por dia, numa média de 32 pacientes, garantindo um tempo entre uma consulta e outra por causa da pandemia.
Os agendamentos podem ser feitos a qualquer dia, o problema é que a oferta é menor do que a demanda e por isso o paciente pode não encontrar vaga se for depois da abertura da agenda.
Alguns postos de saúde abrem a agenda na segunda-feira e outros na sexta-feira. A Secretaria pede para que os pacientes não cheguem muito antes das 7h, evitando a formação de filas.
Os médicos dos postinhos encaminham os pacientes para o Centro de Especialidades em Sarandi ou para o Cisamusep em Maringá.
Aqui em Maringá, neste período de pandemia, para evitar filas, o agendamento de consultas é feito por livre demanda. O paciente chega à unidade de saúde e é atendido.